Início » Eventos 🗓️ » 7 Erros de Maquiagem para Evitar em 2021 – Tire todas as suas dúvidas!

7 Erros de Maquiagem para Evitar em 2021 – Tire todas as suas dúvidas!

Maquiar-se corretamente exige muita prática, experiência, dedicação e autoconhecimento.

Hoje em dia, com a popularização da internet e das mídias sociais, é muito fácil encontrar tutoriais de maquiagem que, embora realmente ensinem algumas técnicas, não alertam sobre alguns dos principais cuidados que as mulheres precisam ter na hora de se maquiar para evitar erros grosseiros que podem arruinar totalmente a make.

Na lista de hoje, veremos sete dos principais erros de maquiagem que você definitivamente precisa evitar neste ano de 2021. Confira!

Não preparar a pele

erros de maquiagem para evitar 2021

Esse é o primeiro e mais comum erro que muitas mulheres cometem ao se maquiarem: não preparar a pele para receber a maquiagem.

Ao não cumprir a primeira etapa, todas as demais ficarão comprometidas e o resultado da make pode não ser satisfatório, pois tende a deixar a maquiagem opaca, rachada e com aspecto de velha.

Por preparar a pele, compreende-se utilizar alguns produtos que visam principalmente hidratar a pele e retirar a oleosidade dela, sendo alguns deles o tônico facial, o hidratante facial, o primer facial e, obviamente, a base.

Além disso, é preciso tomar cuidado em relação a até onde aplicar determinados produtos.

A base, por exemplo, recomenda-se que você a aplique em até uma parte do pescoço, abaixo da linha do maxilar, pois, do contrário, ficará muito nítido que você maquiou apenas seu rosto.

Ah, e é claro: sem aplicar muita base, do contrário seu rosto parecerá supercarregado.

Aplicar o produto de maneira errada ou com o item errado

como passar corretivo

Também é preciso tomar muito cuidado com a ferramenta que você utilizará para aplicar o produto na pele.

Algumas esponjas podem sugar quase totalmente o produto, de modo que pouco será aproveitado por você.

Além disso, utilizar os dedos ou a mão pode não ser uma boa opção, uma vez que pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele.

Já em relação ao modo de aplicar, muitas mulheres, ao aplicarem alguns produtos, o fazem esfregando-a na pele.

Em vez disso, recomenda-se que você os aplique com pequenas batidinhas na pele, geralmente em formato circular.

Ao aplicar algum produto na bochecha, por exemplo, comece pelo centro e aumente circularmente, cobrindo todo o rosto.

Maquiar-se em um local com uma baixa ou má luminosidade

maquiagem errada

Muitas mulheres maquiam-se geralmente de manhã cedo e no banheiro. O problema disso é que a luminosidade da luz artificial da lâmpada pode fazer com que você não tenha uma boa impressão de como a maquiagem está realmente ficando em sua pele.

Na luz do banheiro, ela pode estar até que aceitável, porém ao sair para a luz natural (ou seja, para o sol), a impressão que ela passa pode ser ligeiramente diferente.

O que recomendamos é que você tenha um espelho de mão e, ao se maquiar, vá o mais próximo possível de uma fonte de luz natural.

Não precisa ser necessariamente no quintal: você pode, por exemplo, maquiar-se próxima a uma janela. O importante é ter uma boa visibilidade de seu rosto, e com uma luz o mais natural possível.

Não respeitar a ordem dos produtos

erros de maquiagem para evitar

Algumas mulheres têm dúvida em relação à ordem de determinados produtos, especialmente de dois: da base e do corretivo.

Qual utilizar primeiro? Pode parecer lógico cobrir as imperfeições com o corretivo antes de aplicar a base, mas a base, como o nome sugere, deve vir antes de qualquer coisa, além, é claro, os produtos de hidratar e retirar a oleosidade da pele, que, como vimos, precisam ser aplicados em primeiro lugar.

Outro exemplo de ordem errada de produtos é aplicar o blush antes da base. Com isso, a cor ficará muito realçada em suas bochechas, criando um efeito exagerado demais.

Exagerar no corretivo

exagero no corretivo

Em relação ao corretivo, é preciso ter muita atenção para não exagerar na hora de utilizá-lo. Aplicar muito corretivo, por exemplo, para cobrir as olheiras, poderá dar um aspecto de velhice ao seu rosto, especialmente se você aplicar ele diretamente na olheira.

Em vez disso, coloque algumas gotas no osso abaixo dos olhos e espalhe-as uniformemente na região. Se precisar, confira aqui mais tutoriais de como usar o corretivo corretamente. 

Para cobrir algumas imperfeições da pele, tais como espinhas, uma dica é utilizar a técnica de camadas, ou seja, aplicar um pouco uma vez, deixar secar e, em seguida, aplicar novamente. Isso, é claro, sem exagerar na quantidade e sabendo escolher corretamente as cores certas.

Há várias cores de corretivo, e cada um tem a sua utilidade. Para neutralizar tons de roxo ou azul, como das olheiras, recomenda-se tons de pêssego. Já para tons de vermelho, como de espinhas e manchas, o verde é melhor. Para áreas maiores do rosto, o amarelo.

Utilizando a técnica de camadas, após cobrir essas imperfeições com os tons corretos, você pode cobrir a primeira camada com um tom semelhante ao do seu rosto.

Arruinar a sobrancelha

tirar a sobrancelha em casa

Se feitas corretamente, as sobrancelhas podem realçar ainda mais os olhos. Porém, é preciso já ter uma boa experiência com o desenho dela para fazê-la corretamente.

Nesse caso, convém que você procure ajuda de um profissional da maquiagem, a fim de que ele possa mostrar como fazê-la corretamente, visando especificamente o seu tipo de sobrancelha.

Por exemplo, deixar a sobrancelha espessa pode fazer com que ela tenha o aspecto de desarrumada.

Deixá-la fina, por outro lado, fará com que seus olhos não sejam realçados e que seu rosto tenha um aspecto de artificialidade.

Uma sobrancelha errada mais um delineador errado, então, é a receita perfeita para um rosto desastroso. Para evitar esse tipo de coisa, convém deixar o orgulho de lado e buscar ajuda de algum profissional, que possa orientá-la melhor.

Dormir com maquiagem

dormir de maquiagem

Por fim, outro hábito que você definitivamente tem que evitar é o de dormir com a maquiagem.

Além de poder acabar manchando seu lençol, seu travesseiro ou até mesmo sua roupa, dormir sem retirar todos os traços de maquiagem pode danificar sua pele com o tempo, tornando-a seca e propensa a problemas como a acne.

Outra coisa que danifica a pele em relação a dormir é o hábito de dormir de bruços, o que pode resultar em marcas no rosto que, com o tempo, podem vir a danificar permanentemente a pele.

O mais recomendado é dormir de barriga para cima (e sem maquiagem!).

Comente