Início » Eventos 🗓️ » Batom Vermelho – Dicas de cores e marcas tendência para 2021

Batom Vermelho – Dicas de cores e marcas tendência para 2021

O batom vermelho é um dos batons mais clássicos e populares do mundo.

Possuindo diversas tonalidades, ele também é um batom bastante democrático, uma vez que combina com todos os tipos e tons de pele.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o batom vermelho e como escolher o ideal para você, além de conhecer as principais tendências de batom vermelho para este ano de 2021, confira este guia completo que preparamos para você e arrase na make-up!

Um clássico atemporal

O batom vermelho já é um clássico.

Possivelmente o batom mais popular e usado, suas origens se encontram já no Antigo Egito, onde utilizava-se pigmentos vermelhos extraídos de algas, misturados com outras substâncias (danosas à saúde!) para se alcançar uma coloração mais marcada dos lábios.

Durante o reinado da rainha inglesa Elizabeth I, no século XVI, era moda ter os lábios brilhantes.

O “batom”, nessa época, que era bem diferente do que conhecemos hoje, era feito a partir de cera de abelha e extratos vermelhos de determinadas plantas.

Depois de Cleópatra, no Egito, e Elizabeth I, na Inglaterra, tivemos outra personalidade, mais contemporânea, que alçou ainda mais a popularidade do batom vermelho: Marilyn Monroe.

marilyn monroe

Seu maquiador, Allan Whitey Snyder, maquiava-a, principalmente durante sua ascensão ao estrelato, com sobrancelhas arqueadas e escuras, a pele bastante pálida e os lábios brilhosos e, obviamente, vermelhos!

Desde então, o batom vermelho permanece na moda (e possivelmente permanecerá ainda por muitos séculos!). E neste ano de 2021 não poderia ser diferente: o vermelho permanece como a cor de batom mais popular e democrática!

Democrática porque o batom vermelho combina com todas as peles, embora algumas combinem mais com determinadas tonalidades de vermelho do que outras.

Dicas para escolher batom vermelho para 2021

A primeira dica é óbvia, mas importante: experimente o batom antes de comprá-lo! E, principalmente, não o compre por impulso!

Gostar muito de uma tonalidade de batom vermelho não significa que ela ficará bem em você. É importante conhecer os tons que combinam melhor com a cor da sua pele para alcançar resultados melhores.

como usar batom vermelho

Também é importante ter em mente que o batom vermelho não é usado apenas em visuais mais elaborados e sofisticados.

Ele pode e deve ser usado, também, em visuais mais básicos! Obviamente, deve-se optar por tonalidades mais discretas para não acabar destoando do restante do look.

Uma dica é usar uma roupa mais clara, com tons mais neutros, como preto, bege, cinza, branco, marrom etc., para criar um contraste e dar um pouco mais de cor e vida ao visual, e usar um batom vermelho.

Por outro lado, não é uma boa ideia combinar a roupa com o batom vermelho, uma vez que pode tornar o visual muito chamativo, vai ser como o efeito da maquiagem neon. 

É importante ter isso em mente também em relação à combinação do batom vermelho com outras maquiagens. Junto aos cílios postiços eles te tornam super sensuais, um excelente look para festa.

Para evitar uma make mais pesada, talvez seja uma boa ideia optar por uma base, um lápis de olho, uma sombra etc. mais leves, compensando no uso do batom, de modo que a boca fique em maior evidência, especialmente se você tem uma boca bonita e quer destacá-la.

batom vermelho 2021

Tendências com batom vermelho 2021

Considerando-se as informações mencionadas acima, vejamos agora os principais batons vermelhos que são tendência nesta temporada de 2021.

Batom vermelho com textura matte

Nesse ano de 2021, o batom com textura matte continua dentre os principais tipos de batom vermelho.

Para quem não sabe, batom matte é o que dá à boca um aspecto mais seco e opaco. Ou seja, não é tão brilhante e vistoso como outros tipos de batom vermelho, como o próprio gloss, do qual trataremos mais adiante.

batom vermelho matte

Uma das vantagens do batom matte é que ele é bastante duradouro. No final da noite, ele ainda estará impecável em seus lábios!

Porém, ele também é um batom relativamente mais difícil de ser aplicado, exigindo certa prática.

batom vermelho matte

Para quem não gosta de batom muito seco, também é possível optar pelo soft matte, que ainda é seco, porém um pouco mais cremoso, mantendo um certo equilíbrio.

Batom vermelho-alaranjado

Tendência no ano passado, o batom vermelho-alaranjado continua na moda neste ano de 2021!

Há várias tonalidades de vermelho-alaranjado, podendo ser adaptado a qualquer tipo de pele.

O batom vermelho-alaranjado dá um tom de modernidade no clássico batom vermelho.

Quem busca uma tonalidade diferente da do vermelho usual pode optar por essa cor.

batom vermelho-alaranjado batom vermelho-alaranjado

Além disso, é relativamente mais descontraído, podendo ser usado em looks básicos do dia a dia.

Batom vermelho com gloss

Praticamente oposto ao matte, o batom vermelho com gloss, além de dar a impressão de lábios mais volumosos, tem uma aparência mais molhada e brilhante, opondo-se à aparência seca e opaca do matte.

Considerado um tipo de batom bastante sensual e ousado, é preciso ter cuidado para não o utilizar fora de contexto, já que chama bastante a atenção.

Batom vermelho com gloss

Batom vermelho marsala

O marsala é um tom de marrom-avermelhado que há alguns anos já ocupa seu lugar de destaque dentre as principais tonalidades de batom vermelho.

Batom vermelho marsala Batom vermelho marsala

Essa cor pode aparecer tanto em tonalidades mais claras quanto mais escuras, sendo bastante democrática e combinando com todos os tipos de pele.

Esse tipo de batom é recomendado especialmente para mulheres que desejam um batom um pouco mais escuro, uma vez que a marsala pende um pouco para o roxo.

Optar pelo vermelho marsala pode deixar a make-up muito mais sofisticada!

Comente